Licenciatura em Gestão Hoteleira

Duração / Grau / ECTS

3 Anos (6 Semestres) / Licenciatura / 180 ECTS

Lesgislação

Diploma que aprova o Plano de Estudos: Despacho n.º 12350/2011, de 19 de setembro

Diretor

Professor Doutor Rui Gonçalves

Subdiretor

Professora Mestre Mafalda Almeida

Lecionado

Em Português

Provas de Ingresso

Os candidatos devem ter aprovação num curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente e ter realizado uma das seguintes provas de ingresso:

  • Economia
  • Matemática Aplicada às Ciências Sociais
  • Português

Apresentação

Este curso de Licenciatura em Gestão Hoteleira apresenta-se de acordo com a filosofia do Processo de Bolonha, com um plano curricular de 6 semestres a que correspondem 180 ECTS.

O ISCAD, possuidor de uma experiência de quinze anos na formação superior em Gestão de Empresas Turísticas e Hoteleiras, tem com esta Licenciatura o objetivo de formar quadros superiores na área do Turismo e Hotelaria, permitindo, ainda, a todos esses, um maior conhecimento e caracterização das melhores teorias e práticas na Gestão de Empresas.

Esta Licenciatura em Gestão Hoteleira oferece uma preparação académica de elevada relevância técnico-científica, apetrechada e potenciada por um corpo docente com elevada qualidade e conhecimentos práticos no setor do Turismo e da Hotelaria, fato particularmente relevante num curso com elevada componente prática.

A localização privilegiada do ISCAD, em plena zona nobre de Lisboa, com elevada concentração de transportes públicos e parques de estacionamento, ajudam e facilitam a mobilidade.

Saídas Profissionais

A vertente teórico-prática desta Licenciatura em Gestão Hoteleira, permite a aquisição de conhecimentos e aptidões profissionais de elevado relevo, assim como a obtenção de saídas profissionais nomeadamente em:

  • Direção e Gestão Hoteleira
  • Gestão de Food and Beverage
  • Gestão de Housekeeping
  • Gestão de Marketing Comercial
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão Hoteleira nas Áreas Financeira e Administrativa
  • Consultoria de Gestão Hoteleira
  • Organizações e entidades de apoio ao setor do Turismo e da Hotelaria (públicas e privadas)
  • Operadores e Animadores Turísticos
  • Atividade docente e de formação profissional

Corpo docente

O corpo docente é composto por docentes com larga experiência na atividade profissional e vida académica sendo 60% do corpo docente constituído por doutores e mestres.

Objetivos e competências

A Licenciatura em Gestão Hoteleira tem como principal objetivo a transmissão de competências para a formação de quadros superiores em áreas como a gestão de alojamento e restauração, a gestão comercial e marketing, o planeamento e controle de gestão, a gestão financeira ou gestão de recursos humanos de uma unidade de alojamento.

Pretende-se também a transmissão da relevância da aplicação da gestão estratégica e respetivos conceitos nas empresas turísticas hoteleiras. O ensino dos conteúdos baseia-se num saber teórico sólido associado a uma componente profissional ligada às exigências atuais da atividade.

Plano de Estudos

1º ano
1º Semestre ECTS
Francês I 4,5
Inglês I 4,5
Métodos Quantitativos 6
Cultura Portuguesa 3
Introdução ao Turismo 6
Tecnologias da Informação 6
2º Semestre ECTS
Francês II 4,5
Inglês II 4,5
Estatística 6
Introdução ao Estudo das Empresas Hoteleiras 4,5
Economia do Turismo I 6
Contabilidade Financeira 4,5
2º ano
3º Semestre ECTS
Hotelaria e Sustentabilidade 4,5
Inglês III 4,5
Economia do Turismo II 6
Geografia do Turismo 4,5
Direito Empresarial 4,5
Contabilidade Analítica de Gestão 6
4º Semestre ECTS
Mercados Turísticos 5
Marketing 5
Legislação Turística 5
Gestão Hoteleira 5
Gestão de Recursos Humanos 5
Estratégia de Empresas Hoteleiras 5
5º Semestre ECTS
Gastronomia e Enologia 5
Gestão de Alimentos e Bebidas 5
Comunicação e Relações Públicas 5
Informática de Gestão Hoteleira 5
Análise Financeira da Empresa 5
Gestão de Alojamento e Receção 5
6º Semestre ECTS
Nutrição e Higiene e Segurança Alimentar 5
Práticas de Gestão Hoteleira 5
Análise de Projeto de Investimentos 5
Estágio 5
Técnicas de Negociação e de Vendas 5
Gestão da Qualidade e Certificação 5