Apresentação do GASA

O Gabinete de Apoio Social ao Aluno (GASA) tem como principal objetivo apoiar os estudantes, na fase de ingresso no ISCAD, ajudando-os a superar as dificuldades decorrentes da transição entre o ensino secundário e o ensino superior e também entre períodos longos de afastamento do sistema formal de ensino e o retorno à vida académica. As formas de apoiar os estudantes no retorno à vida académica consistem no seu encaminhamento para os serviços ou dispositivos internos adequados à prestação de orientações e aconselhamento; e ainda promover e optimizar as relações no seio da comunidade académica.

Além disso, o GASA também visa apoiar os estudantes com dificuldades económico-financeiras, sociais, e de integração, ao abrigo de protocolos com os nossos parceiros, divulgando os mecanismos existente e criando outros.

O GASA procura identificar e mobilizar apoios que permitam dar resposta a necessidades diversas, tais como, propinas, materiais didáticos, entre outros, de estudantes que se encontram em situação de comprovada insuficiência económica ou com necessidades especiais, combatendo deste modo o abandono e insucesso escolar.

Presta apoio especial aos estudantes com necessidades decorrentes da sua condição de saúde, temporária ou prolongada, nomeadamente àqueles que revelam possuir necessidades educativas especiais.

Paralelamente o GASA funciona como um organismo, baseado no princípio de proximidade, no plano da prestação de serviços e cuidados à comunidade,

Por conseguinte, o GASA é igualmente o local onde os alunos podem apresentar os seus problemas, esclarecer as suas dúvidas, emitir opiniões construtivas e formular propostas, havendo alguém tecnicamente habilitado a escutar, aconselhar e promover a procura de soluções.

Para obter informações mais detalhadas consulte o regulamento do GASA.